terça-feira, 9 de março de 2010

Rota dos Santuários


BTT nos caminhos de romaria -CM

Cento e quinze “bttistas” percorrem, ontem de manhã, os antigos caminhos de peregrinação em redor dos santuários do Sameiro, Bom Jesus do Monte e Falperra. O número de participantes no passeio de bicicletas todo-o-terreno “Rota dos Santuários” leva os responsáveis da cooperativa de turismo religioso TUREL a pensar já numa segunda edição.

Inverter a sazonalidade que caracteriza o turismo cultural e religioso no concelho de Braga é um dos objectivos desta iniciativa, que serviu também para a divulgação de antigos caminhos de romaria.

Américo Rodrigues e Varico Pereira, secretário-geral e director técnico da TUREL, respectivamente, realçaram a importância do passeio de BTT para “a divulgação dos espaços religiosos”, tendo havido a preocupação de proporcionar aos acompanhantes dos atletas inscritos uma visita guiada ao santuário do Sameiro.

Cento e cinquenta praticantes de BTT inscreveram-se para esta primeira “Rota dos Santuários”.
As desistências de última hora ficaram a dever-se às más condições climatéricas.
Varico Pereira adiantou ao “Correio do Minho” que não se prevê, a curto prazo, a transformação da “Rota dos Santuários” em prova competitiva de BTT, a menos que o número de participantes em próximas edições seja superior a 300.

Este primeiro passeio de “bttistas” em redor dos três santuários bracarenses surge após o sucesso de duas edições de “Caminhio do Formigueiro” à volta dos santuários da Abadia e S.Bento da Porta Aberta.

Participantes com vontade de voltar no próximo ano

João Leite foi o primeiro a cortar a meta da primeira edição da ‘Rota dos Santuários”, tendo gasto cerca de duas horas e meia a percorrer os 34 quilómetros do percurso com um nível de dificuldade médio.
Com partida e chegada ao santuário do Sameiro, os “bttistas” passearam por caminhos e veredas das freguesias de Espinho, Tenões, Sobreposta, Briteiros S.Eulália, Briteiros S.Salvador e Santa Cristina de Longos.

Agente da PSP, João Leite pratica regularmente “BTT” desde há seis anos, actividade que lhe tem sido muito útil para manter a forma física.
José Gonçalves, outro dos participantes, realçou alguma dificuldade em chegar à meta instalada na Avenida do Cruzeiro, sobretudo pelas más condições climatéricas.
Muitos dos participantes nesta primeira edição da “Rota dos Santuários” prometeram voltar com as suas bicicletas no próximo ano.
Em Setembro próximo, a TUREL organiza o terceiro passeio “Caminho do Formigueiro”.

Sem comentários: